Nesse momento de crise de saúde global, o Brasil ganhar a frente autorizando a compra de vacinas contra a covid-19 pelo setor privado. Mas a final, isso afetará a compra e vacinação pelo setor público?
Coronavírus e o impacto na moda brasileira
Já sabemos o tão quanto está sendo afetado o mercado financeiro, o mundo de shows e economias locais, porém, pouco se fala sobre o mundo da moda, exposições e apresentações de produtos ao mercado.
Grandes eventos no mundo da moda foram cancelados. A Fashion Week de Paris, por exemplo, evento famoso e de grande glamour, teve a sua edição de outono/inverno 2021 no formato digital. A Louis Vuitton encerrou o calendário oficial do evento, realizado de maneira exclusivamente digital, causada também por causa da pandemia de Covid-19.
Outros eventos como a Semana de Alta Costura e os desfiles da Semana da Moda Masculina de Milão foram cancelados por causa da pandemia do coronavírus. Além do Brasil, está ocorrendo uma rápida propagação do vírus pela Europa.
Ainda assim, com a fase vermelha de São Paulo, grandes shoppings estão fechados, cadeia de produção com atrasos, e pequenos desfiles cancelados. O jeito que os estilistas preveem este enfrentamento é se adaptar ao mundo online para enfrentar a crise econômica atual.
Vacina Coronavírus para o setor privado
Esse é um fator que pode ser observado com bons olhos e aceleração na vacinação para controle do coronavírus. No entanto, há especuladores que poderão agir de má fé e isso o governo precisa ficar de olho.
O preço previsto para o setor privado está por 4 euros por unidade e o cronograma de entrega, em até 30 dias. Veja que as negociações são melhores e mais rápidas do que o governo federal obteve em grandes negociações. Há uma proposta de compra de mais de 20 milhões de doses do modelo de Oxford-AstraZeneca.
Ainda há uma guerra entre os fabricantes que negam aval para negociação por terceiros. É para ainda continuar um monopólio ou controlar a originalidade da vacina? Acho que essa é uma dúvida geral de todos nós, meros mortais.
Vantagem da Vacina Coronavírus pelo setor privado
A grande vantagem é que, com a vacinação massiva pelo poder privado, a economia poderá se re-aquecer e desafogar uma boa parte do setor público. É um grande avanço e um passo largo para saírmos dessa fase.
Funcionários sendo vacinados remete à acelerar a crise que estamos passando. O poder privado tem força e condições financeiras para isso. Imagine a Petrobrás, Vale, M. Dias Branco e muitas outras grandiosas, o quando desafogaria hospitais e vacinas.
Isso quer dizer sobraria mais vacinas do setor público para avançar às demais faixas etárias e, quem sabe, as crianças.
Quem mora em São Paulo pode perceber a quantidade de comércios fechados, as ruas sem ninguém, é algo bem estranho. O pior é ainda não poder se encontrar com amigos e familiares.
Golpe da Vacina COVID 19 pelo mercado paralelo
Já se fala em venda de vacinas pelo Whatsapp, gerando uma incerteza e retrato do mercado paralelo de vacinas, que levanta alertas sobre risco de golpe. Além disso, o mercado paralelo ao das fabricantes ganha fôlego com forte lobby para flexibilizar a compra de vacinas pela iniciativa privada.
Então, vamos ficar de olho e continuar torcendo para sair dessa o quanto antes.
Mas pelo amor de Deus, denunciar o mercado paralelo é essencial para garantir nossa segurança.